terça-feira, 12 de abril de 2011

Terremoto no Japão deixou dois mortos e 100 feridos

TÓQUIO, 7 Abr 2011 (AFP) -O terremoto de 7,1 graus de magnitude que abalou o nordeste do Japão nesta quinta-feira deixou dois mortos e mais de 100 feridos, informou a TV estatal NHK.

Uma mulher de 63 anos, que precisava de assistência respiratória, morreu na prefeitura de Yamagata, e um homem de 79 anos faleceu na prefeitura de Miyagi.

Conheça causas e efeitos dos terremotos


Ao menos 100 pessoas ficaram feridas devido ao tremor, um abalo secundário após o terremoto de 9 graus registrado em 11 de março passado, cujo tsunami devastou o nordeste do país.

As autoridades japonesas chegaram a emitir um alerta de tsunami nesta quinta-feira, cancelado posteriormente.
A Agência de Segurança Nuclear afirmou que nenhuma usina da região apresentou problemas. A equipe de trabalho na central nuclear acidentada de Fukushima, mais ao sul, foi evacuada por precaução.

O terremoto ocorreu às 23h32 (14h32 GMT) a uma profundidade de 49 km, segundo o Instituto de Geofísica americano (USGS). O epicentro foi situado no Oceano Pacífico, 66 km a leste da cidade de Sendai (província de Miyagi).

O abalo foi sentido em Tóquio, a 400 km ao sul, onde os prédios e as casas tremeram durante vários segundos.

"Concluímos que o fenômeno desta quinta-feira foi um tremor secundário ao de 11 de março", declarou um porta-voz da Agência meteorológica japonesa.
Segundo o NHK, escapamentos de gás e inundações foram observadas em algumas partes da cidade de Sendai. A agência de notícias Jiji relatou cinco incêndios e 13 escapamentos de gás na cidade.

Cortes no fornecimento de energia elétrica também foram registrados nas províncias vizinhas de Aomori, Iwate e Akira.

fonte:<http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2011/04/07/terremoto-no-japao-deixou-dois-mortos-e-100-feridos.jhtm> acesso em 12/04/11