domingo, 1 de maio de 2011

Resenha do filme Rapsódia em agosto

O filme rapsódia em agosto retrata a visão ambígua da bomba nuclear, de um lado a dos japoneses e do outro a dos americanos. O filme mostra de forma clara que os japoneses cultivam um ressentimento dos americanos e fazem questão de lembrar o que aconteceu mantendo monumentos, que passam esse ressentimento as gerações que não viverão a bomba. As recentes gerações vivem em um Japão globalizado e, portanto “americanizado” e esta questão é visível nas roupas usadas pelos jovens do filme.
No filme é visível a questão material e o interesse dos japoneses, o que foi transformado depois da bomba porque antes era um pais muito religioso e cultural, agora o que se percebe é que as novas gerações não se preocupam com esses fatores,preocupam-se apenas com a questão financeira ,o que e muito claro no filme com a presença do Clarck.
Quantos aos americanos esses são envergonhados da bomba, do mal causado aos japoneses.
Para mim o que mais foi marcante no filme Rapsódia em agosto são os ressentimentos e a vontade de manter esses sentimentos as novas gerações, a presença do ferro retorcido que não foi retirado, os mármores gravados lembrando as vítimas e à hora do acontecimento, e ainda mais marcante o mármore onde estava gravado “todos morrerão pedindo água” e os jovens do filme joga água sobre o mármore como se dessem água as vitimas.Cultivar ressentimentos só causa rancor as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário