segunda-feira, 20 de junho de 2011

resenha do filme O que é isso companheiro

A ditadura militar brasileira aconteceu nos anos de 1964 a 1985. Caracterizada pela repressão e censura nos meios de comunicação, tem pontos importantes a serem ressaltados, com os quais o seu fim não aconteceria.
O filme “o que é isso companheiro” retrata vários aspectos da ditadura e acontecimentos importantes. O ideal de vários jovens da época, a luta armada e o seqüestro do embaixador dos Estados Unidos, fato muito marcante.
O filme começa com três amigos, dois que se interessam pelo ideal de liberdade e ingressam para a luta armada, e outro que segue a carreira artística.
Entre os que ingressam na luta armada, um é preso no primeiro assalto feito por eles, e o outro segue sendo o cérebro da operação. Este então tem a idéia de usar o dinheiro conseguido no assalto para comprar armas. Mas percebe, no entanto que os atos da guerrilha não têm percepção da sociedade.
Com o objetivo de mostrar a sociedade os absurdos da ditadura, que não eram noticiados e tão pouco se ficava sabendo de muitas coisas acontecidas, teve a idéia do seqüestro, algo que seria noticiado, devido à importância dos estados Unidos no Brasil na época, e assim não passaria despercebido para a população. Foram chamados dois companheiros de guerrilha com mais experiência e o seqüestro foi concretizado.
Eles conseguiram seus objetivos, foi noticiado pela imprensa o seqüestro, foi mostrada a população que existia tortura e presos políticos e o maior de seus objetivos foi alcançados, uma lista de presos a ser soltos foi cumprida.
Mas como nenhum crime é prefeito, eles foram descobertos, presos e torturados. Foram soltos depois de algum tempo quando ouve outra lista de presos a ser soltos pelo seqüestro de outro embaixador.
Fatos como esses são extremamente radicais, pegar em armas, fazer assaltos e seqüestros. Mas sem essas pessoas que tiveram coragem e não se acomodarão com a situação, talvez vivesse-mos em ditadura até hoje. Essas pessoas deveriam ser tidas como heróis e não pensar que essas pessoas são bandidas, os discriminar e tratar com indiferença, fato acontecido com a atual presidente da república.

4 comentários:

  1. eu tinha que faser uma resenha sobre esse filme,nao copiei mais tive varias ideias de como faser isso obrigado

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado! me ajudou muito e vou complementar muito com a visualização do filme. é uma resenha muito boa!

    ResponderExcluir
  3. muito bom, mas acho que deve falar mais dos personagens falar mais detalhes

    ResponderExcluir