segunda-feira, 20 de junho de 2011

resenha do filme O que é isso companheiro

A ditadura militar brasileira aconteceu nos anos de 1964 a 1985. Caracterizada pela repressão e censura nos meios de comunicação, tem pontos importantes a serem ressaltados, com os quais o seu fim não aconteceria.
O filme “o que é isso companheiro” retrata vários aspectos da ditadura e acontecimentos importantes. O ideal de vários jovens da época, a luta armada e o seqüestro do embaixador dos Estados Unidos, fato muito marcante.
O filme começa com três amigos, dois que se interessam pelo ideal de liberdade e ingressam para a luta armada, e outro que segue a carreira artística.
Entre os que ingressam na luta armada, um é preso no primeiro assalto feito por eles, e o outro segue sendo o cérebro da operação. Este então tem a idéia de usar o dinheiro conseguido no assalto para comprar armas. Mas percebe, no entanto que os atos da guerrilha não têm percepção da sociedade.
Com o objetivo de mostrar a sociedade os absurdos da ditadura, que não eram noticiados e tão pouco se ficava sabendo de muitas coisas acontecidas, teve a idéia do seqüestro, algo que seria noticiado, devido à importância dos estados Unidos no Brasil na época, e assim não passaria despercebido para a população. Foram chamados dois companheiros de guerrilha com mais experiência e o seqüestro foi concretizado.
Eles conseguiram seus objetivos, foi noticiado pela imprensa o seqüestro, foi mostrada a população que existia tortura e presos políticos e o maior de seus objetivos foi alcançados, uma lista de presos a ser soltos foi cumprida.
Mas como nenhum crime é prefeito, eles foram descobertos, presos e torturados. Foram soltos depois de algum tempo quando ouve outra lista de presos a ser soltos pelo seqüestro de outro embaixador.
Fatos como esses são extremamente radicais, pegar em armas, fazer assaltos e seqüestros. Mas sem essas pessoas que tiveram coragem e não se acomodarão com a situação, talvez vivesse-mos em ditadura até hoje. Essas pessoas deveriam ser tidas como heróis e não pensar que essas pessoas são bandidas, os discriminar e tratar com indiferença, fato acontecido com a atual presidente da república.

7 comentários:

  1. eu tinha que faser uma resenha sobre esse filme,nao copiei mais tive varias ideias de como faser isso obrigado

    ResponderExcluir
  2. eu também, me ajudou muito... Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado! me ajudou muito e vou complementar muito com a visualização do filme. é uma resenha muito boa!

    ResponderExcluir
  4. muito bom, mas acho que deve falar mais dos personagens falar mais detalhes

    ResponderExcluir
  5. isso ai é uma resenha resumo, e nao por si uma resenha

    ResponderExcluir
  6. Muito bom... me ajudou bastante

    ResponderExcluir