segunda-feira, 21 de março de 2011

Egito vai suspender proibição a partidos após referendo, diz agência

A proibição à formação de partidos políticos no Egito será suspensa "imediatamente" após o referendo sobre a reforma constitucional previsto para 19 de março, anunciou neste sábado (12) um chefe militar citado pela agência estatal Mena.
"A lei sobre os partidos será modificada imediatamente após a celebração do referendo sobre as emendas constitucionais, de forma que permitirá a criação de partidos políticos com uma simples notificação", acrescentou o encarregado militar.Esta medida levantará a proibição vigente que afeta todos os partidos políticos, em particular o movimento ilegal da Irmandade Muçulmana, em um país dominado por mais de três décadas pelo Partido Nacional Democrático (PND), do ex-presidente Hosni Mubarak, deposto pelo levante popular de 11 de fevereiro.
Na época do regime de Mubarak, os pedidos de formação de um partido político eram submetidos a um comitê especial presidido pelo secretário-geral do PND, que em muito poucas ocasiões aprovava as solicitações.
A Irmandade Muçulmana havia antecipado que formaria um partido político após a queda do regime de Mubarak, que tolerava este poderoso movimento, apesar de ser oficialmente considerado ilegal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário