segunda-feira, 21 de março de 2011

Praça Tahrir do Cairo tem confrontos

Egípcios armados com facas e pedaços de pau atacaram nesta quarta-feira (9) centenas de ativistas pró-democracia na praça Tahrir, no centro do Cairo, informou a TV estatal.
A emissora exibiu imagens dos confrontos registrados nesta praça que foi o epicentro dos protestos que levaram à queda do presidente Hosni Mubarak em fevereiro.
Os confrontos ocorreram durante reunião do novo gabinete de governo com o Conselho Supremo das Forças Armadas para estudar uma lei que incriminaria a incitação ao ódio e que pode levar à pena de morte, informou a TV estatal.
Os militares tentam manter o controle em vários fronts, depois que 10 pessoas morreram e pelo menos 110 ficaram feridas durante violentos confrontos religiosos no Cairo.
Os confrontos aconteceram na noite de terça-feira, quando os cristãos protestavam contra o incêndio de uma igreja ao sul da capital egípcia..
Incêndio em rua do Cairo após confronto entre muçulmanos e cristãos coptas na noite desta terça-feira (8) (Foto: AP)Incêndio em rua do Cairo após confronto entre muçulmanos e cristãos coptas na noite desta terça-feira (8) (Foto: AP)
Os manifestantes foram atacados por salafistas armados, que também abriram fogo contra as casas dos cristãos.
Os coptas (cristãos do Egito) protestavam por causa da violência de que a comunidade foi vítima e que acabou com um incêndio que destruiu grande parte da igreja de Al Shahidaine, situada em Soul, sul do Cairo.
Mais de mil cristãos se reuniram na terça-feira no centro de Cairo enquanto que outros bloquearam uma rodovia para protestar contra esta violência confessional.
Os coptas representam 6 a 10% da população do país, e se dizem vítimas de discriminação e perseguição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário