segunda-feira, 21 de março de 2011

ElBaradei afirma que vai se candidatar a presidente do Egito

Oposicionista teve participação nos protestos que derrubaram Mubarak.
Ele já vinha dizendo que quer concorrer à Presidência do país em transição.

Do G1, com agências internacionai
O oposicionista Mohamed ElBaradei afirmou nesta quarta-feira (9) que pretende se candidatar à Presidência do Egito.
A declaração foi feita em entrevista à TV local ONTV
"Quando começarem as inscrições, pretendo me inscrever", disse o diplomata, que teve participação nos protestos que culminaram com a renúncia do ditador Hosni Mubarak.
O ativista e Prêmio Nobel da Paz já vinha dizendo que poderia se candidatar às eleições, que estão sendo preparadas pela Junta Militar que governa o país provisoriamente desde a queda de Mubarak.
ElBaradei, de 68 anos, afirmou que votará contra as emendas constitucionais no referendo de 19 de março, acrescentando que deve ser criada uma nova Constituição.
"Não votarei por essas emendas constitucionais, votarei contra as emendas", afirmou.
"A Constituição atual caiu. Seria um insulto à revolução se decidirmos recuperar essa Constituição", disse ele, defendendo "uma nova Constituição, uma eleição presidencial e, então, uma eleição parlamentar".
ElBaradei, que ganhou o prêmio Nobel da Paz em 2005, pediu ao Conselho Supremo das Forças Armadas que adiasse ou cancelasse o referendo.
'Estamos indo na direção oposta', disse.
O opositor Mohamed ElBaradei dá entrevista nesta sexta-feira (4) no Cairo (Foto: AP)O opositor Mohamed ElBaradei dá entrevista em 4 de fevereiro no Cairo (Foto: AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário