segunda-feira, 21 de março de 2011

Mortes por tremor e tsunami ultrapassa 8.800 no Japão

Polícia Nacional do Japão informou nesta segunda-feira que as mortes confirmadas pelo terremoto e tsunami do último dia 11 chegou a 8.805, em 12 prefeituras. Outras 12.654 pessoas ainda estão desaparecidas em seis prefeituras.
Diante a extensão dos danos causados pelo tremor de magnitude 9 e as ondas gigantes que a seguiram, as autoridades japonesas ainda buscam por possíveis sobreviventes nos escombros do leste do país.

A polícia identificou 4.080 corpos, segundo a agência de notícias Kyodo, dos quais 2.990 foram entregues às famílias.

21032011 Mortes por tremor e tsunami ultrapassa 8.800 no Japão.jpg
Equipes de resgate caminham por área devastada por terremoto e tsunami em Rikuzentakat, no Japão



Dez dias após o tremor, cerca de 320 mil deslocados, incluindo as pessoas que fugiram da zona da usina nuclear de Fukushima, ainda estão nos cerca de 2.100 abrigos improvisados em 16 prefeituras.

"Até agora, nós pedimos para que [as equipes] priorizem o resgate das pessoas afetadas. Nós queremos agora que eles priorizem ajudar as pessoas que vivem nos abrigos", disse o governador de Miyagi, Yoshihiro Murai, citado pela Kyodo.

Na cidade de Ishinomaki, também em Miyagi, as autoridades pediram ajuda ao premiê Naoto Kan para reconstruir as casas.

CRISE NUCLEAR

Em meio aos esforços para ajudar os desabrigados, o Japão enfrenta a crise nuclear na usina de Fukushima Daiichi, cujo sistema de refrigeração sofreu danos com o terremoto do último dia 11.

O trabalho para conectar os cabos de energia nos reatores 3 e 4 foi interrompido nesta segunda-feira, depois que fumaça foi avistada nos reatores 2 e 3, disse a operadora Tokyo Electric Power Co..

A empresa disse que chegou a retirar temporariamente seus trabalhadores do reator 3, depois que fumaça cinza saiu, aproximadamente às 15h55 (3h55 em Brasília), próximo à piscina de combustível usado.

A fumaça parou às 18h (6h em Brasília), mas 20 minutos depois a Tepco descobriu em seguida que fumaça branca estava subindo do reator 2. Mais tarde, a operadora disse que a fumaça seria vapor e não vinha da piscina de combustível usado.

O Departamento de Bombeiros de Tóquio interrompeu a operação para lançar água no reator 3 até que a segurança do local seja confirmada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário